Tudo o que você precisa saber sobre como o Google funciona!

O primeiro passo para você conseguir entender algo é descobrir como funciona o processo por trás. O mesmo acontece com o Google: se você quer gerar mais resultados orgânicos ou até mesmo se tornar um especialista na área, você precisa compreender como funciona cada etapa do Google.

Compreender o funcionamento e as métricas utilizadas para chegar ao objetivo final, a ordem de resultados na página de busca, vai facilitar todo o processo de alcançar as principais posições do Google e dos demais motores de busca.

O Google possui quatro etapas: Descoberta, Rastreamento, Indexação e Ranqueamento.

Por isso, nós da OseuSEO separamos este post para te ensinar e mostrar quais são essas etapas!

Descoberta

Nesta etapa, ocorre a descoberta de novos URLs. Isso acontece quando o Google ainda não indexou nenhuma página do seu site e também quando você cria novos URLs.

A descoberta de novos URLs acontece por meio de apenas três opções:

  • Quando um site de terceiro faz uma menção sobre o seu site (Backlink);
  • Quando o sitemap.xml é adicionado no Google Search Console;
  • Quando o Google está rastreando o seu site e descobre novos links.

Quando estivermos falando exclusivamente da descoberta de um site que o Google nunca viu, temos apenas as duas primeiras opções, já que ele só rastreia sites que já foram descobertos em algum momento.

Rastreamento

Costumamos dizer que nessa etapa é onde a mágica acontece, pois o rastreamento é o momento em que o Google analisa, entende e faz as assimilações necessárias de cada página do seu site.

De forma simples, o rastreio é a coleta de informações do Google.

É importante destacar alguns pontos dentro deste tópico:

Crawl Budget

O Crawl Budget é o orçamento de rastreio que cada site possui. Para facilitar o entendimento deste tópico, imagine que o Google possui um tempo X para rastrear um site. Então, ele irá iniciar o rastreio e, quando esse tempo acabar, ele irá finalizar o rastreio e ir para o próximo site.

Infelizmente, o tempo que cada site possui para ser rastreado é uma informação que o Google guarda a sete chaves e não divulga para ninguém.

Um conceito que sempre precisamos ter em mente é que o Google nunca irá rastrear todas as páginas de um site, mas ele sempre irá rastrear o máximo de páginas possíveis com base no Crawl Budget.

Tipos de rastreamentos

Dentro da etapa de rastreamento, temos uma divisão de dois modelos que o Google utiliza: o Fresh Crawling e o Deep Crawling. Cada etapa tem um objetivo e uma função:

  • Fresh Crawling: Mais conhecido como rastreio inicial, pois esse modelo de rastreio irá garantir que o máximo de páginas sejam rastreadas. Porém, ele fará uma análise superficial e tem como objetivo levantar o máximo de informações para a segunda etapa.
  • Deep Crawling: Mais conhecido como rastreamento profundo, pois nessa etapa o objetivo será analisar de forma mais detalhada e fazer as assimilações necessárias para uma melhor compreensão das informações que estão na página. O objetivo dessa etapa é realizar uma indexação máxima das páginas.

Mobile First Index

Após a publicação do Mobile First Index, um fator de ranqueamento do Google, todos os sites que são rastreados têm como prioridade a versão mobile. Por isso, é extremamente importante garantir que o seu site seja otimizado para SEO não apenas na versão desktop, mas também na versão mobile.

Indexação

Após o Google rastrear e compreender todas as páginas de um site, ele irá indexar de forma organizada todas as páginas e análises em seu banco de dados. Para facilitar a compreensão dessa etapa, vamos utilizar um exemplo:

Imagine que você está entrando em uma biblioteca gigante (o Google) e, por conta do tamanho da biblioteca, é impossível você encontrar os livros (sites) que você precisa. Então, você vai pedir ajuda ao bibliotecário (buscador do Google). Conforme for a sua pergunta para ele (sua busca no Google), ele irá te entregar os melhores livros (sites). 

Seguindo com essa analogia, o bibliotecário, que é o buscador do Google, só consegue te entregar os melhores resultados que existem na biblioteca porque ele soube armazenar de forma organizada e ranquear em ordem de prioridade os melhores livros.

Ranqueamento

O ranqueamento é a etapa em que o Google irá avaliar o seu site segundo os fatores de ranqueamento, para que possa identificar quais sites possuem o melhor conteúdo para entregar ao usuário.

Ainda utilizando a analogia da indexação, para o bibliotecário identificar quais são os melhores livros para os usuários, ele precisa fazer uma validação antes de entregar os resultados. Caso essa validação não aconteça, ele pode acabar entregando um resultado que não faça sentido ou até mesmo que possua informações mentirosas.

Por conta disso, o Google criou diversos fatores de ranqueamento para compreender quais são os melhores resultados, garantindo que o usuário não receba nenhuma informação que não atenda à necessidade dele.

Fatores de ranqueamento

Um fator de ranqueamento nada mais é do que diretrizes que o Google utiliza para validar se um conteúdo possui qualidade ou não.

Porém, para determinar a qualidade do conteúdo, existem diversos fatores, como:

  • Experiência do usuário
  • Veracidade do conteúdo
  • Autoridade do autor do conteúdo
  • Impacto do conteúdo na vida do usuário

Podemos listar milhares de fatores que o Google utiliza para validar a qualidade de um conteúdo, mas para resumir todos, podemos dizer que o Google prioriza os conteúdos mais úteis e acessíveis para entregar aos usuários.

Após conhecer todas as etapas do Google, muitas pessoas tendem a questionar qual delas é a mais importante. Porém, é muito difícil afirmar isso, já que todas fazem parte de um ecossistema perfeito, onde uma depende da outra para gerar um resultado positivo para os sites.

Por isso, nós da OseuSEO sempre aconselhamos que, para toda otimização que for realizada, sejam analisadas todas as etapas antes mesmo de traçar a estratégia que será seguida e compreender qual das etapas possui mais problemas. Assim, você conseguirá gerar mais resultados em menos tempo!