Como criar textos que engajam o seu público com Storytelling?

Não adianta trazer milhares de pessoas para o seu site se você não conseguir levá-las até o objetivo final, seja ele o preenchimento de um formulário, a compra de um produto ou até mesmo a inscrição em uma newsletter.

Para isso, você precisa compreender quem é o seu consumidor e qual é a jornada dele. Assim, será possível montar uma estratégia perfeita para conduzir o usuário até o objetivo desejado.

Além disso, existe um fator muito importante que muitos acabam negligenciando: a comunicação da sua página. Por isso, preparamos um post inteiro para falar sobre Storytelling, a arte de contar histórias.

O que é o Storytelling?

O Storytelling é uma estratégia utilizada para facilitar a compreensão do usuário, prendendo sua atenção no conteúdo. Com essa estratégia, você poderá despertar o desejo do consumidor pelo seu produto, mostrando que ele precisa do que você oferece.

Mas calma, isso não é uma enganação; jamais se deve mentir sobre o seu produto. O objetivo é criar uma história com começo, meio e fim, para que o consumidor sinta o desejo pelo seu produto. Precisa ser algo envolvente e que permaneça na mente do leitor.

Qual o impacto do Storytelling?

Ao contar uma boa história, você garante que seu conteúdo é único e personalizado, demonstrando que não é algo padronizado para todos. Assim, você consegue gerar uma proximidade muito maior com o seu público.

Muitas vezes, você estará abordando um tema sobre o qual muitos já falaram, como este texto, por exemplo. Existem diversos sites que tratam do Storytelling, mas mesmo assim, você precisa trazer uma visão que não se encontra em nenhum outro texto: o seu ponto de vista.

Além disso, existem diversos impactos positivos que só o Storytelling pode proporcionar. Por isso, separamos dois dos principais tópicos para abordarmos com mais detalhes:

Identificação com a sua marca

Ao criar um texto personalizado, contando uma história de forma assertiva e trazendo o seu ponto de vista, você gerará algo autêntico. Com isso, será muito mais fácil para o usuário se identificar com a sua marca.

Lembre-se: uma boa história sempre desperta o interesse do leitor.

Sabe quando você está lendo um livro de ficção e, de repente, se torna o personagem principal da história, sentindo ansiedade, sofrimento, felicidade, prazer e até mesmo picos de adrenalina, mesmo estando parado? Essa é a mesma sensação que você precisa gerar no seu usuário.

Lado emocional vs Racional

Ao contar uma história, você consegue ativar o lado emocional de uma pessoa, fazendo com que ela sinta desejos pelo seu produto. Com isso, é muito mais fácil gerar uma conversão.

Lembre-se, a ideia não é enganar, mas sim facilitar a jornada do usuário.

Um exemplo que gostamos de usar é a própria Apple. Os iPhones custam muito mais do que qualquer outro smartphone, muitas vezes chegando ao valor de um carro. Mesmo assim, muitas pessoas preferem comprar um iPhone pela qualidade que só a Apple possui.

Não estamos falando de manipular o usuário para comprar algo ruim ou que não gerará resultados positivos. Estamos falando de demonstrar todas as qualidades do seu produto através de uma história muito bem contada.

O poder da história

Se pararmos para pensar, desde o início dos tempos, a comunicação é feita através de boas histórias. Algo que já se tornou clichê nos textos sobre Storytelling é voltar ao tempo das cavernas, quando a comunicação era feita em pedras antes mesmo de existirem idiomas.

De forma simples, é muito mais fácil passar uma mensagem quando ela está enraizada em uma história.

Ainda não está convencido? Vamos a alguns exemplos práticos:

  • Quem é a personagem que foi capturada pelo lobo mau?
  • Qual personagem que joga as tranças de sua torre?

Tenho certeza de que você não leu o livro da Rapunzel ou da Chapeuzinho Vermelho recentemente, mas acredito que soube responder imediatamente às perguntas.

Tudo isso acontece porque essas histórias estão enraizadas na nossa mente, graças a um excelente Storytelling.

Onde aplicar o Storytelling?

O Storytelling deve ser aplicado em toda comunicação, seja ela verbal ou não verbal. Pode ser em uma apresentação (PowerPoint), em um livro, post de blog, e-mail, conversa no WhatsApp e literalmente em toda forma de comunicação existente.

Ao aplicar essa estratégia, fica muito mais fácil demonstrar e transmitir uma mensagem clara e coesa para o leitor.

Como construir um storytelling?

Infelizmente, não existe uma receita de bolo para todos os casos, mas existem alguns elementos que sempre são necessários, como:

Mensagem

É fundamental garantir que a mensagem passada seja forte e consistente, mesmo que você não saiba como apresentá-la. A sua mensagem pode ser o diferencial entre ser apenas mais um ou ser um destaque na vida do seu usuário.

Contexto

A mensagem precisa estar dentro de um contexto específico para gerar empatia com o leitor. Defina quem será o público-alvo do seu texto e então enquadre-o dentro de um contexto que esse público vive.

Por exemplo, se o público-alvo são universitários que estão finalizando os cursos, podemos usar o contexto da obrigatoriedade do estágio para a conclusão. Nas comunicações feitas para esse público, utilize o contexto de alguém que passa pela mesma necessidade deles. No final, ofereça uma vaga de estágio ou o seu produto.

Personagem principal

Toda história precisa de um personagem principal. No exemplo acima, o personagem é o aluno que precisa de um estágio.

Uma história sem um personagem principal não cativa o leitor.

Superação

Uma boa história precisa de superações, algo que motivará o personagem principal a buscar uma solução, que no caso será a sua solução.

Para isso, você precisa relatar o problema que seu produto resolverá, colocando o personagem principal no contexto do seu público-alvo e mostrando a solução para o problema.

Técnicas de storytelling

Na reta final deste post, abordaremos algumas técnicas que irão gerar os impactos discutidos:

  • Leve o leitor de um ponto A até um ponto B;
  • Seja criativo;
  • Transmita sensações positivas com o conteúdo;
  • Envolva o público.

Desafio 

Agora que você já conhece o Storytelling, desafiamos você a colocar isso em prática. Queremos que você faça um story no Instagram falando sobre o seu produto e aplicando-o dentro de uma história. Se possível, traga exemplos reais de clientes ou fale sobre o motivo de você ter criado o seu produto.

Quando for postar o story, marque o @oseu.seo. Nós iremos repostar todos que participarem do desafio.

Vamos colocar a mão na massa e gerar mais vendas com a estratégia de Storytelling!