Link building: O que é e como fazer para aumentar sua autoridade de domínio?

Um dos pilares principais para o SEO é o Off-page, que consiste no aumento da autoridade de domínio e na angariação de mais backlinks de qualidade. Pilar esse que muitas vezes é negligenciado por muitos, mas que gera resultados enormes.

Dentro desse pilar de Off-page, temos diversas estratégias para angariar backlinks de qualidade, sendo uma delas o Link building, o tema principal do nosso post de hoje.

Por isso, se você deseja conhecer mais sobre o Link Building e como ele pode gerar resultados exponenciais, acompanhe este post!

Início de tudo

Antes mesmo de falarmos sobre a estratégia, acreditamos que você precisa compreender o contexto. Por isso, precisamos voltar a 1998, quando o Google estava sendo fundado por Larry Page e Sergey Brin.

Tanto Page quanto Brin tinham um único objetivo: organizar a Web. Para isso, eles precisavam qualificar todos os sites existentes, foi então que surgiram os fatores de ranqueamento e as etapas do Google.

O primeiro fator de ranqueamento que foi criado foi o PageRank, que basicamente validava quantas menções um site possuía. De forma simples, esse fator de ranqueamento busca verificar quantos sites estão indicando o seu site.

Foi a partir de então que o backlink se tornou um impulsionador mais do que relevante para o ranqueamento no Google.

O que é link building?

Link building é um aglomerado de estratégias que tem como objetivo construir uma rede de backlinks para uma página ou site, com isso, direcionar tráfego e aumentar a autoridade de domínio e de URL.

Essa estratégia tem como foco mostrar ao Google que uma página ou site tem uma popularidade maior que os demais sites do nicho, tudo isso através das indicações feitas por outros sites.

Quanto mais backlinks de qualidade um site recebe, mais relevante ele se torna.

Um exemplo que gostamos de usar é o seguinte:

Imagine que você precisa contratar um funcionário e tem dois candidatos que atendem a todos os requisitos da vaga, porém um deles possui diversas indicações de empresas renomadas como Coca-Cola, Ambev e Google, e o outro não possui nenhuma indicação. Qual deles você escolheria para contratar?

A resposta mais comum que ouvimos é optar por aquele que possui diversas indicações, pois ele vai possuir maior autoridade, já que está recebendo indicação de grandes nomes.

Esse é o mesmo processo que o Google faz com os sites: quem possuir maior autoridade, consequentemente, é o melhor para aparecer nas principais posições de forma orgânica.

Link juice

Quando uma página faz uma menção (backlink) para outro site, ela compartilha da própria autoridade, e esse compartilhamento se chama Link Juice.

Link Juice é uma ação que basicamente representa uma jarra enchendo diversos copos de suco; quem tiver mais suco na jarra, mais cheios todos os copos estarão. O suco da jarra é a quantidade de backlinks de qualidade que você possui e os copos que serão cheios são as páginas do seu site.

Qual a importância do Link building para SEO?

Como vimos no texto, o primeiro fator de ranqueamento foi o PageRank, e desde o início da história do Google os backlinks são considerados um dos principais fatores de ranqueamento. Por conta disso, essa estratégia tem um impacto enorme quando falamos de SEO.

Somar todas as otimizações On-page junto com uma boa estratégia de Link Building é a chave do sucesso para alcançar as primeiras posições.

Como montar uma estratégia de Link Building?

Para montar uma estratégia que realmente gere resultados duradouros, é extremamente importante ter algumas coisas em mente:

Análise de concorrentes

Faça uma busca para os principais termos que você está almejando aparecer nos primeiros resultados e analise os 3 primeiros resultados orgânicos. Para isso, você terá as seguintes métricas:

  • Quantidade de backlink;
  • Autoridade de domínio;
  • Autoridade do URL;
  • Compare o conteúdo dele com os seus;
  • Principais sites que fazem menções para esse site.

Com essas informações, você conseguirá entender um pouco do seu nicho e dos seus concorrentes. Agora, podemos seguir para os próximos passos para conquistarmos as melhores posições.

Prospecção de Parceiros

Juntamente com a análise que você realizou, observe sites que fazem menção aos 3 principais concorrentes de SERP, pois esses provavelmente serão os parceiros mais fáceis para você aumentar a quantidade de backlinks.

Ao entrar em contato com esses possíveis parceiros, veja como seus conteúdos podem ajudá-los. Tente conseguir backlinks de forma natural para que realmente faça sentido todo o esforço.

Lembre-se de que o Google prefere links que sejam feitos de forma natural.

Materiais Ricos

Além da prospecção, você também pode produzir materiais ricos para que as pessoas se baseiem em seus artigos para escrever os delas.

Invista em dashboards, cases, relatórios, guias e em tendências. Esses tipos de materiais acabam atraindo um público muito maior e acabam inspirando pessoas a fazerem conteúdos similares, referenciando você ou até mesmo utilizando imagens que você utilizou.

No final das contas, você receberá diversos backlinks por um trabalho muito bem feito, sem ter que necessariamente prospectar parceiros. Tudo será de forma orgânica.

Acompanhe seus KPI’s

Conforme você for conquistando backlinks para o seu site, acompanhe os principais KPIs, como autoridade de domínio e autoridade de URL, para que assim você consiga observar o impacto dessas ações.

Cada backlink que você conquista gera um aumento e impacto diferentes no seu site. Observe os que estão gerando maior impacto e foque seus esforços em sites similares a eles.

Se você tiver alguma dúvida sobre KPIs, temos um post que fala sobre isso. Termine a leitura deste texto e depois entenda um pouco mais sobre.

Cuidados que precisam ser tomados no Link Building

Precisamos deixar muito claro também que existem alguns cuidados que devem ser tomados para que nenhuma penalização seja aplicada. Como falamos, os backlinks fazem parte de uma das principais atualizações do Google e, por conta disso, existe um acompanhamento rigoroso para penalizar pessoas que tentam burlar esse algoritmo.

Por isso, não faça link building quando:

  • O site possui conteúdos nocivos;
  • O site possuir um nicho totalmente distinto do seu;
  • O site possui conteúdos que não fazem nenhum tipo de relação entre si.

Tomar esses cuidados fará com que você evite alguma penalização do Google e encontre parceiros que irão gerar resultados.

Hora de colocar a mão na massa

Já falamos muito sobre o link building, não é mesmo? Agora está na hora de colocar a mão na massa. Monte sua estratégia, faça prospecção de parceiros e aumente a autoridade do seu site.

Defina as atividades que irão compor a sua estratégia e coloque prazos para cada uma delas. Com isso, basta você acompanhar o resultado que será gerado.