O que é um fator de ranqueamento do Google e qual o impacto deles?

Você já parou para pensar em como o Google, o principal buscador utilizado pelos usuários, faz para validar quais são os melhores resultados que existem na web e listar em cada busca que você faz?

De forma simples, ele consegue fazer isso por dois motivos: o primeiro é um processo muito bem estruturado que funciona desde os primórdios do Google, e o segundo é por conta dos fatores de ranqueamento.

Os fatores de ranqueamento são basicamente checklists que o Google utiliza para determinar se um site possui um conteúdo de qualidade ou não.

Se você está buscando uma resposta rápida, já a encontrou nesses dois parágrafos. Agora, se você deseja entender a fundo o que é cada fator e como cada um deles funciona, continue neste post.

Início de tudo

Acreditamos que, para compreendermos algo na sua essência, precisamos entender primeiro o motivo de sua criação. Por isso, vamos voltar a 1998, quando Larry Page e Sergey Brin estavam criando o Google.

Na época, Page e Brin tinham como objetivo criar um mecanismo de busca que organizasse a web, já que, antigamente, não existia uma boa organização; era uma terra de ninguém. Para que isso se tornasse possível, eles precisavam criar parâmetros de qualidade que conseguissem filtrar e avaliar de forma automática cada resultado.

Foi então que foi criado o primeiro fator de ranqueamento, o PageRank. Uma curiosidade que gostamos de compartilhar é que PageRank não significa ranqueamento de página, mas sim ranqueamento de Page, em referência a Larry Page.

Processo eficiente e estruturado

Seguindo o objetivo de organizar a web, Page e Brin encontraram uma dificuldade no meio do caminho: como encontrar todos os sites e validá-los de forma rápida?

Se pararmos para pensar, hoje temos aproximadamente 1,94 bilhão de sites ativos no mundo, com uma média de 252 mil sites criados por dia. Como duas pessoas conseguiriam validar todos esses sites de forma manual? É algo impossível.

Então, para que o negócio deles realmente tivesse sucesso, eles precisaram criar um processo que fizesse isso de forma automática e constante. Se você quiser entender detalhadamente como funciona o processo do Google, clique aqui, e iremos te direcionar para outro post nosso.

Juntamente com isso, foram criados os Crawlers.

Crawlers

Os Crawlers são os robôs que acessam 24 horas por dia todos os sites que existem na web, com o objetivo de analisar e validar cada um deles.

O que é um fator de ranqueamento

Existem centenas de fatores de ranqueamento hoje em dia, cada um com um foco diferente:

  • Core Web Vitals: Tem como foco priorizar sites que possuem uma velocidade de carregamento agradável para os usuários, com prioridade na versão mobile.
  • EAT: Garante que sites com foco em YMYL (Your Money Your Life) tenham EAT (Expertise, Authoritativeness, e Trust) – conhecimento especializado, autoridade e confiança.
  • E-EAT: Adiciona mais uma letra ao acrônimo, ficando EEAT (Experience, Expertise, Authoritativeness, e Trust) – experiência, conhecimento especializado, autoridade e confiança.
  • Humming Bird: O Google começou a considerar a intenção de busca de um usuário para entregar um resultado mais relevante.

Trouxemos apenas alguns fatores cruciais para os resultados que temos hoje, mas além desses, poderíamos citar mais 200 fatores de ranqueamento que também são importantes.

Cada fator de ranqueamento é lançado com um único propósito: remover conteúdos ruins e dar visibilidade para conteúdos que agreguem valor à vida do usuário. Gostamos de dizer que o Google é “Usuário-First”, porque tudo o que ele faz e cria é pensando em melhorar e facilitar a vida do usuário.

Como ficar por dentro de cada fator de ranqueamento?

Para não perdermos o costume de “vender nosso peixe”, a primeira dica é acompanhar nosso blog, onde resumimos e facilitamos cada atualização, para que você possa compreender cada ação do Google, mesmo sem ter um conhecimento tão aprofundado.

A segunda dica é acompanhar o Painel de Status da Pesquisa Google, que informa todas as atualizações dos fatores de ranqueamento e o lançamento de novos fatores.

Por fim, aconselhamos que você siga constantemente a rede social X, o antigo Twitter do Google, onde é possível acompanhar os problemas que estão impactando a comunidade. Quando existe um problema comum a diversos usuários, provavelmente será criado um fator de ranqueamento para solucioná-lo.

O que isso impacta no seu site?

Se o seu site não está dentro dos fatores de ranqueamento, ele não aparecerá nas principais posições. Por isso, se você deseja obter resultados orgânicos e não ficar dependente da mídia paga, é crucial garantir que você esteja de acordo com cada fator de ranqueamento.

Para que isso se torne uma realidade, temos dois caminhos para você:

  1. Dedicar muito tempo estudando cada fator de ranqueamento e testando com seu site e público para entender o que gerará resultado para você, o que provavelmente demandará um prazo médio de 1 ano ou mais.
  2. Entrar em contato com nosso time comercial agora mesmo clicando aqui, para que possamos mostrar como podemos acelerar seus resultados em curto prazo, gerando crescimento a partir do primeiro mês.

Agora fica a seu critério: qual opção você considera mais eficaz para o seu negócio?